sábado, 8 de agosto de 2015

como não ser um babaca...

... com uma pessoa alérgica.




A primeira coisa que você deve entender é que alergia significa privação. Mesmo que a alergia não seja alimentar, a pessoa pode ter que ficar sem cosméticos, produtos de limpeza, tecidos, sol. E em caso de alergia combinada, ela pode ter que se privar de uma coisa completamente aleatória em caso de crise. Fora isso, todo dia é um pavor: será que hoje eu vou morrer? Será que hoje terei um choque anafilático? Por que não autorizam caneta de epinefrina no Brasil? Então lembre-se de que seu amiguinho está constantemente com medo de coisas que pra outros cerumanos são apenas inofensivas.

- não indique médico

A pessoa falou pra você que é alérgica, pode ter certeza que essa informação vem confirmada por exames e autoridades competentes. A pergunta "nossa, sério? já procurou um médico?" faz você parecer meio abobado. Ou nem perguntar, só recomendar "você deveria procurar um médico" faz com que o alérgico pense É MEMO É? VOCÊ JURA?

Nós já fomos a 38 médicos diferentes. Já tentamos homeopatia. Já tentamos polaramine, loratadina, coristina, sei lá mais o que. Já pedimos outra opinião. Ninguém quer ser alérgico, amor. É um horror. A gente incha e vive com aspecto de doente, a gente não pode comer o que tem vontade, a gente tem que viver perguntando "onde a gente vai? o que tem pra comer? sabe como é o clima? tem bicho? tem mofo?" e de vez em quando as pessoas nem chamam a gente pra sair porque é muito difícil lidar com todas as restrições. Tudo que a gente não precisa é INDICAÇÃO DE MÉDICO.

- pare de perguntar "melhorou?"

MELHOROU NÃO, MIGO. Não é gripe, não é caganeira. Não tem regra matemática que em 8 dias a gente já deveria ter melhorado, cê já pensou em ir num médico? ARGGHHHHH. Exemplo: com esse tempo seco desgraçado, por mais que nada específico tente me assassinar, meu sistema imunológico desregula e eu tenho crise. Do mais completo nada, isso mesmo. E, pra ajudar, eu tenho alergia combinada. Nessa época, eu não poderia comer embutidos (se comesse essas porcaria). E eu tenho alergia a leite, só que eu tenho alergia respiratória COMBINADA com leite, que é como se eu tivesse alergia a leite ao quadrado. "Você sempre come pizza, vai implicar com pizza hoje?" Vou, amor, porque HOOOOOOJEEEEEEEE eu não posso comer queijo NENHUM. Come sua pizza e milarga aqui com essa tapioca com geleia de morango que eu não te pedi opinião.

- não seja insensível

Ué, mas cê nem tinha alergia a isso!
Agora tudo é alergia.
Mentira que cê não vai tomar esse suco só porque tem abacaxi...

Como eu falei antes, tem alergia combinada. Se oferecer comida pro amiguinho e ele recusar, não insista. Pode ser que ele não goste, que ele não esteja com fome, mas pode ser que talvez essa comida mate ele. E por que a gente não fala de uma vez "sou alérgico a tomate, migo"? Porque a população sempre retruca com "aaaai, que saco, sempre esqueço que você é a miss alergia".

- não faça piada

Esses apelidinhos relacionados à nossa condição de saúde ou enfatizar o ridículo da nossa situação é muito chato. "Cara, tem coisa mais imbecil que ter alergia à água? hahahahha". Deve ter, TIPO ESSE SEU COMENTÁRIO. Chato mesmo. A pessoa (eu) que tem alergia à água, grama, gato, cachorro, barata, pena, leite, corante e sua vó já tem noção de quanto é incompatível com a vida, mas tá lá tentando. Por favor, não encha o saco.

- empatia

Se a gente falar que a alergia hoje tá difícil, cê reponde apenas "que chato, cara". E não faz mas pergunta, não deixa a pessoa desestabilizada.

O engraçado é que você reconhece outro alérgico nesse momento. Cê fala que tá mal e a reposta é "você está feliz com seu tratamento?". Se a pessoa disser que sim, a gente deseja melhoras e segue o dia. Se ela falar que não, quem tem o médico mágico - como eu tenho agora - fala MIGAAAAAA, PEGA AQUI ESSE TELEFONE e troca dicas do amor, mas porque a gente sabe o que o outro tá passando e que vai ajudar de verdade. Tipo? Quebrou o umidificador? Ferve água, taca vick e fica respirando lá em cima. Vai renovando a água de tempos em tempos pra continuar subindo vaporzinho e respire aliviado por alguns momentos. Se você nunca ficou incapacitado por uma alergia, NÃO DÊ DICAS, dê amor.

*****

E vocês têm que PARAR de oferecer comida pra criança, especialmente se os pais não estão presentes. "É só um, não vai morrer", pois vai sim. Cêis viram a criança que quase morreu de choque anafilático por obra e graça de um chocolate dado por estranho, né? E existem crianças celíacas, diabéticas, com alergia grave a leite, ovo, oleaginosas. É super besta ser alérgico? É. Mas a gente não pode evitar.

ENTÃO FAVOR TENTAR PARAR DE NOS MATAR.

(Estou tento uma semana ruim ~no que diz respeito à~ saúde, a paciência tá pouca :P)