quinta-feira, 27 de agosto de 2015

literaturas



Sabe aquela pessoa que sempre sabe responder quando questionada sobre preferência de gênero?

Que tipo de música você gosta? Rock. 
Que tipo de filme? Suspense.
Que tipo de livro? Clássico.

Essa pessoa é insuportável não sou eu. Tenho 120% de dificuldade de definir coisas a meu respeito, 01 impossibilidade física de escolher. Masss, recentemente, eu me dei conta de que amo duas coisas nessa vida: sci-fi e realismo ou literatura fantástica.

Veje bem: não sei nem se estou definindo certo o negócio, porque eu nem sabia que isso existia até um mês atrás. Eu sei que sou fã de Ariano Suassuna e participo de grupo de discussão de novela (e você que é feio?), sempre ouvi essa expressão fantástica pra designar uma certa desconexão com a realidade, mas nunca pesquisei a respeito. Só me dei conta que praticamente que tudo que eu assisto ou leio é fantástico, de fantasia. E também de maravilhoso, porque tenho muito bom gosto.


Tipo, eu curto uns extraterrestre, uns androide, umas tecnologia inexistente. Mas não tanto no sentido de blockbusters de hollywood de invasão, alien, robocop, minority report. Eu gosto mais simplezinho, tipo Doctor Who, Humans, Extant. Sabe? Uma coisa que podia acontecer no nosso dia a dia e não ser exatamente catastrófica.

Quando me dei conta das séries e filmes que eu andava assistindo, parei pra prestar atenção nos meus livros, porque eu jurava que amava chick-lit. Eu vejo pessoas postando frequentemente no facebook o que andam lendo e fico pensando "como a pessoa tem saco pra ler isso?". Uns livros que me parecem pretensiosos demais, pedantes demais, pseudo-cult demaisssss. 

Nunca escondi que gosto de ler bagaceira. Mas, por exemplo, antes dos 20 eu já tinha lido Asimov. Não porque eu queria ser pedante, mas porque era um dos 500 livros que tinha na estante de casa e o nome "Eu, Robô" era extremamente atraente. Não tinha figurinha, então demorou pra eu pensar em ler um livro que parecia tão ~complexo~. Tenho memórias da minha pessoa toda torta no corredor de casa, porque peguei o livro no quarto pra ir pra sala e parei no meio do caminho de tanta concentração e só me dei conta 4 horas depois. 

Aí quando alguém perguntou aqui meus livros favoritos, eu parei pra pensar e vi que SÓ UM é história simples, chicklit podrão. O resto é realidade, literatura, sei lá fantástica. Ou seja, não têm compromisso com as leis que regem a realidade.

Estou tentando escrever duas histórias fictícias, sei lá se conto, sei lá se livro. Estão indo BEEEEEEeEeeEEeEeeeM devagar porque eu tenho que estudar, mas adivinha: zero conexão com a realidade, as duas. 

Que coisas incríveis a gente descobre sobre a gente mesma quando para pra olhar.

*****

Quando olhei carinhosamente pra minha estante, me dei conta de que não leio meus livros favoritos HÁ ANOS, de modos que não lembro da história nem pra fazer uma sinopse. Vou colar da internet para fins didáticos, mas eu prometo que gostei muito. Claro que já coloqueilhos na lista de releitura pro mais breve possível. Pensando em colocar em ordem cronológica e dizer quando eu li, de repente até ajuda a fazer sentido se corresponder o título à idade.



menino no espelho - fernando sabino

Li esse ainda em idade escolar, obrigada. Mas era uma história tão boa, mas tããão boa, que pedi pra minha mãe comprar o livro. 

É a história de um homem mais velho, contando como foi sua infância. Ele cria uma identidade secreta, que é o seu reflexo no espelho, o odnanref. E aí, gente, ele viaja bem lindão na maionese das histórias, da personalidade do menino do espelho e de tudo mais. É como se fosse escrito sob a perspectiva de uma criança - eu mesma tenho uma história biruta de como piquei uma nota de dinheiro e remendei parte dela com mágica -, o livro todo é nessa linha.

Ele tem uma coisa que eu acho que é aquele "sonho" de todo mundo, a sensação de poder falar com seu eu do passado e fazer as pazes consigo mesmo. Felizmente eu não lembro muito da história e não posso fazer spoilers (nem pra mim mesma hahaha). Acho que vale de entretenimento mesmo pra adultos. Foi um livro muito bonitinho e eu recomendo.


dia do curinga - jostein gaarder

Se você não reconheceu nada, esse é o autor d'O mundo de Sofia. Li com 17 anos, no primeiro ano da faculdade, por causa de uma conjunção astral favorável. Até essa altura da minha vida, minha família não tinha muito dinheiro, então a gente não era assim muito comprador de livros de literatura que não fossem obrigatórios pra escola. Aí eu entrei na faculdade, onde só tinha gente rica, e todo mundo tinha milhares de livros e vivia emprestando pras amigas. Consegui entrar no circuito de empréstimos, mas eu sempre era a última da fila dos disputados, porque não tinha nada pra emprestar em troca. Foi assim que eu fiquei pra trás na fila d'O mundo de Sofia, Harry Potter, Bridget Jones. E foi assim que a menina falou "tem esse outro aqui muito bom de filosofia também, ó", e o Dia do curinga caiu no meu colo.

Eu nunca tinha lido filosofia, nem sabia se gostaria, mas li com o coração aberto. A história começa lenta e um pouco confusa, eu tinha um total de zero expectativas e continuei. Gente, quando a história engrena, meu deus do céu, acabou vida. Eu só conseguia ler esse livro e mais nada. Era o dia inteiro com ele colado na cara até terminar. O que eu comprei com meu primeiro salário da vida? Esse livro. Tenho várias edições, minha mãe me deu uma bonitinha de aniversário, que foi justamente a que eu.levei.pra.ele.autografar. Quando vi esse véio pessoalmente o amor aumentou demais, ele é sensacional. Talvez um dia eu faça um post só sobre ele, porque que pessoa maravilhosa. Tenho praticamente todos os livros que ele escreveu, tem um que é bem juvenil e BEM fantástico (surreal, sei lá, a sociedade deturpou a palavra ~fantástico~, apesar de eles todos serem ótimos, como eu já disse), que é A biblioteca mágica de Bibbi Bokken. Tem um outro livro dele, o Castelo dos Pirineus, que é beeem mais adulto e, consequentemente, bem mais difícil. Estou empacada nele faz uns bons 6 anos. Claro que li O mundo de Sofia também, gosto muito, mas nenhum bate o Dia do Curinga. Vai por mim.


espelho dos nomes - marcos bagno

Quando eu li esse livro, meu irmão estava em idade escolar, foi comprado pra ele. Ele devia ter uns 10, 11 anos, o que quer dizer que eu tinha 20, 21. Ele era meio preguiçoso e não leu o livro inteiro antes da prova. Eu tava sem fazer nada, resolvi ler e contar o livro pra ele, porque irmã mais velha é mesmo tudo trouxa. O livro era TÃO MARAVILHOSO que só informei minha mãe que mudou de posse. Eu lembro vários nada desse livro, só que ele segue a linha do Menino no espelho. É uma história sobre uma criança que tem que vencer uns desafios e tal. Um resumo que me pareceu bom é esse aqui. Eu lembro de ter gostado porque ele brinca um pouco com a língua e com as palavras, OUSSEJE. Lembro também que na época eu fiquei muito doida e só falava disso, então posso dizer pra vocês que é um dos autores e livros favoritos do Alexandre Nero também, porque lembro de uma conversa nossa sobre isso em algum lugar do passado. Whatever makes you read it. HAHHAHAHA.


um amor de detetive - sarah mason



O livro "normal" da lista. 01 romancinho bem comum na prateleira de toda livraria. Não sei explicar exatamente a razão de esse ser meu favorito a ponto de comprar TODOS os livros dessa autora (eu tenho esse probleminha, eu gosto de um, eu compro todos). A única coisa que pode ter servido realmente de critério de desempate é que ele tem um final satisfatório. Não é aquela porcaria de final aberto que você tem que decidir o que aconteceu e ter um calafrio cada vez que pensa em todas as possibilidades. É um livro do amor. É previsível, com mocinha desastrada e provavelmente não passa no teste de Bechdel? Sim. Mas é um livrinho simpático ainda assim. Pra gente que lê Sophie Kinsella, Jojo Moyes, Cecelia Ahern, John Green e Nicholas Sparks (calma, nem tanto) sem reclamar, é excelente. E eu acho melhor que esse povo todo aí. Pode comprar a coleção inteira. Se bem que Veleiros ao Mar eu fiz a louca pra comprar assim que lançou, chorei de alegria ao ver que ele tem um milhão de páginas e.. bom, nem abri.

Tempo kd????

Li esse livro uns 10 anos atrás. Estava esperando uma pessoa numa livraria e ela não.chegava.nunca. Catei a capa mais bonitinha que achei e comprei, porque eu não consigo ler na livraria se o livro não for meu. Não me arrependi. E eu defini esse livro como "realidade", mas romance que dá certo nos dias de hoje meique dá pra gente considerar literatura fantástica, né? Heh.


purgatório - mario prata

Esse livro é besta demais, gente. AHHAHAHAHAHAH é sensacional de bocó, é um dos livros mais birutas que eu já li na minha vida e é sensacional. Literatura fantástica e etc, não se esqueçam. O cara se comunica por email com uma pessoa que está localizada no purgatório, de modos que: morta.

É baseado na Divina Comédia, o personagem principal é chamado Dante e tudo. Mas você não precisa ter lido a Divina Comédia pra ser feliz lendo Purgatório.

Quer dizer, se você é religioso e tem problemas com alguns tipos de piada religiosa, leia com cuidado. Eu sou cristã e o livro não me ofendeu, mas as pessoas de fé mais fervorosa tendem a não gostar. Como eu conheço um total de 3 pessoas religiosas na minha faixa etária pra baixo, acho que não vai ser problema pra ampla sociedade.

É um livro de leitura rapidinha, você desacredita nos seus olhos em vários momentos, você ri, você quer tacar o livro na parede porque NÃO É POSSÍVEL, mas é muito engraçado. Eu gostei muito. Meio mundo comprou esse livro por obra e graça de uma entrevista no Jô, mas eu não consegui encontrar essa entrevista de jeito nenhum. Há boatos de que seja um autor engraçadíssimo, mas eu só li esse livro mesmo.


****

Eu sei que tem gente que tem vergonha de dizer de que livros gosta, outra pessoa ler e pensar "GESOOS, O QUE PASSA DENTRO DA CABEÇA DESSA PESSOA???". Mas vocês devem imaginar que esse medo eu não tenho. Se tivesse, me fazia de inteligente e indicava livros que todo mundo gosta ou livro de realidade. Num ia ficar aqui falando de desconexão com a realidade.

Boa leitura :P