domingo, 2 de agosto de 2015

profissão: glória maria

Migos, cêis têm uma inveja indecente da Glória Maria? Eu tenho. A pessoa ganha dinheiro pra viajar pros lugares mais bonitos do mundo, com guia, hotel bom, todos os passeios incluídos e tem alguém carregando pra cima e pra baixo. Não tem como não ser feliz, sabe? Nem vou entrar no mérito da questã do merecimento, do esforço e dedicação pra chegar até ali. Quero nem saber.



Ao mesmo tempo, eu odeio Globo Repórter. Começa aquela musiquinha e eu já quero encher o ouvido de algodão, SAI DA MINHA SEXTA FEIRA. Se for pra falar de animal ou desgraças ou comida ou """saúde""", eu já programo a tv pra mudar o canal nesse horário. Cê vê que boa a vida do loser que está sempre em casa na sexta à noite. O melhor é que geralmente estou estudando ou fazendo alguma outra coisa contrariada e é por isso que não posso ativamente trocar o canal da tv que está na globo porque eu sou abobada, já que tem um trilhão de canais da tv a cabo, netflix e os canais on demand e nem novela eu vejo. Vai entender.

Mas quando o GR é sobre países, eu vejo. De modos que hoje falarei de 3 lugares que fiquei com vontade de conhecer por causa do programa e um que eu já queria conhecer HÁ ANOS e chorei litros quando vi Glory Mary lá, antes de mim e em condições melhores do que jamais terei.

MONTENEGRO

Faz um tempinho que penso em incluir o leste europeu numa viagem, sempre pensei na Croácia (só eu tive essa ideia). E, como gênio da geografia, eu nem sei perto do que esse país está RYZO. Eu também pensava em Hungria, República Checa (pra onde o bocó do meu irmão acabou de ir, estou 100% feliz por ele e com nada de inveja).



Aí tava lá tranquila na minha vida (not) e o GR me vem com Montenegro. Apashonei pela geografia, pela história, por tudo e já fui bem contente falar pra mamais que incluiria esse lugar na próxima ida pra Europa.

- isso aí não era Iugoslávia antes, Vanessa?
- você realmente acha que eu sei a resposta pra essa pergunta?

Era.

- isso aí tá do lado da Bósnia e de Kosovo, minha filha, você tem certeza que quer correr o risco de levar uma bomba na cabeça?

Poxa, gente. Será? Alguém conhece? Já foi? Pode me garantir que volto viva?

Eu quero ir pra Montenegro!!! Tem uma musiquinha que eu amo que é de lá, eles parecem fofos no eurovision, VAMO PRA MONTENEGRO COMIGO, MIGAS!!1



PANAMÁ

Eu nunca tive as vibe ~América Latina~, as senhora midesgupi, mas de América Latina já basta nóis, né? Mas no Panamá tem aquela coisa maneiríssima chamada: ECLUSA. Eu sou a louca da eclusa e nunca vi uma e a de lá liga dois oceanos, mermão. Não é incrível? Aí eu pensava "ok, vou ver a eclusa, e depois? Faço o que com o tempo livre?

Pois aparentemente o Panamá tem praias de águas azuizinhas (que palavra horrível? ela ecsiste?) e um grande free shop? Infelizmã, não estou encontrando as melhores partes da reportagem, então vocês vão ter que acreditar em mim. Eu não sei dizer se é um país que faz parte do Caribe, mas é ali do lado, então você reflita. Fiquei a doida do Panamá, só falo nisso. E ó que eu sei que é calor, hein? Mas agora eu quero ir e não tem jeito.

CÓRSEGA

Esse é recente, tá inteirinho lá na página do GR disponível. Um pedaço da França no Mar Mediterrâneo, tem calor, tem frio, tem precipício, tem coisa histórica, tem Napoleão e Cristóvão Colombo, tem praia do lado da montanha. JÁ QUERO. O problema é que a alimentação é meique à base de queijo e presunto, o que talvez seja difícil.

Mas rola uma vibe medieval com mar azul, não tem condição, minha gente. Só indo. Fora que rola um azeite intenso e eu acho que toda azeitona do mundo deveria existir só pra virar azeite, né? QUERO.


LLANFAIRPWLLGWYNGYLLGOGERYCHWYRNDROBWLLLLANTYSILIOGOGOGOCH


Não estou de sacanagi e, se você achou isso, é porque vem neste blog há muito pouco tempo. 

No dia que eu vi Glory Mary falando que ia pro País de Gales, eu sofri. Porque quando eu fui, quando eu decidi pisar lá, eu pensei "já que tô, vamo pra isdsdjfhasdfasdfdahgogogo, né? Só que eu não achava passagem de trem de jeito nenhum (sou burra), não tinha ninguém disposto a me ajudar, porque ninguém achava que eu estava falando sério, não consegui com a agência e........... NÃO FUI. Fiquei só em Cardiff mesmo. Forever arrependida. Glory Mary ficou em Cardiff? NÃO. Ela foi pra Igreja d Santa Maria no oco da aveleira branca perto de um redemoinho rápido de da Igreja de São Tisílio da caverna vermelha? Foi. E eu fiquei chorando litros.

A primeira vez que eu decidi ir pra esse belíssimo lugar, deve ter sido ali por 2007. Não sei de onde eu tirei, mas eu OBCEQUEI com esse lugar. Sério, gente, o que me fez ir pra Gales e não ir pra lá????????? Não sei. Mas não passa uma semana inteira sem que eu mentalize. E fale em voz alta. Ainda bem que cêis não tão aqui pra ouvir, né, mores?

Mas eu falo assim, ó:


Igualzinho ao meu marido. E nem foi ele que ensinou.

tá certinho, linda

Eu lembro que na época eu surtei de ir pra Reykjavik e foi na época da modinha do Eyjafjallajökull, donde concluo que eu estava num momento consoante da minha vida ou só fazendo um keyboard smash nervoso pra decidir o destino das viagens futuras.

Como se realmente tivesse dinheiro sobrando pra essa bizarrice toda, não é mesmo?

Eu costumo curtir a ideia de viajar pra lugares onde normalmente as pessoas não vão. Claro que sempre tem aquela coisa super criativa de querer viajar pra Londres, Paris, Nova Iorque, Disney. Mas pra esses lugares todo mundo vai.

Só digo uma coisa: se vocês forem pra Montenegro, Panamá ou Córsega, pode me contar. Se alguém for antes de mim pra llanfairrrkjsaghlfkdghgkjsdfhggogogoh, NÃO ME CONTA, CARA.

E se tem lugares pra onde você gostaria de ir e ninguém que você conhece pensou em visitar, mim conte e vamos dividir devaneios de viagem :)