quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

my best sister's wedding

Hoje eu vou dividir um pavor aqui com vocês e adoraria que ninguém

a) minimizasse o sofrimento
b) mandasse procurar ajuda psicológica
c) desse conselhos

Especialmente por que os conselhos sempre giram em torno de minimizar o sofrimento, procurar ajuda psicológica ou o maravilhoso "por que você não se afasta?". 

OLHA, MIGOS, CÊIS ACHAM QUE NINGUÉM PENSA EM MORAR NUMA CAVERNA PRA SE ~AFASTAR~ FREQUENTEMENTE?????

Tejem avisados.

*****

Aqueles de vós que não são velhos o suficiente ou tinham mais o que fazer em outras épocas das suas vidas ou tinham mais critério com suas leituras, sei lá, talvez nunca tenham me visto bradando contra o casamento nesta internets. Não é que eu seja contra, de jeito nenhum, tenho até amigos que são. Mas eu acho que é um troço bem inválido e, definitivamente, não feito pra mim.

Descobri isso muito cedo na minha vida. Eu era feministinha muito antes de saber o que era feminismo, eu nunca fui fã de dividir e me responsabilizar por outras pessoas, sabe? Aquele blábláblá que cêis já tão cansados, que eu não vou lavar a roupa de ninguém, não vou fazer almoço de ninguém, ninguém dorme na minha cama, ninguém tira minhas coisas do lugar, etc, ad eternum. Então eu nunca tive pretensão de casar, nunca me visualizei nessa situação, nunca nem namorei direito, porque namorar é uma coisa que faz os homens pensarem que estamos prometendo amor eterno e eu acredito mais em homeopatia que em amor eterno, então cê veja. 

Alguns de vocês podem dizer "ah, mas eu lembro daquele seu namorado" ou "eu lembro de você apaixonadinha". Se você lembrar dessas coisas durando mais que 6 meses, pode vir aqui retirar seu prêmio, né? Inclusive, as pashãozinha resistentes são as platônicas, because in platonismo we trust. 

O problema é que essa minha revoltinha com o acasalamento humano meique saiu respingando pra tudo que é lado e eu achei que tinha estragado minha própria irmã, cuja vida não tem nada a ver com a minha. A pessoa passou 37 anos com o mesmo namorado, amando e sendo feliz, mas sendo resistente à ideia de casar por alguma razão que jamais saberemos qual é. Então eu parei de falar de relacionamentos pra sempre, só aviso potenciais interessados em me encher o saco com essa proposta estapafúrdia. 

Aí, uns meses atrás, minha irmã foi pedida em casamento e disse sim.

WEEEEEEEEEEEEEEEEE

Passadas as 24 horas iniciais de incredulidade, alegria pelozotro, assentamento da notícia e essas coisas, caiu a realidade em cima da minha cabeça como uma bigorna:

Minha irmã

mais nova

mais bonita

mais magra

vai

casar.

Calma, que isso não é aquele desespero de solteirona sofrida de filme de comédia romântica. Não reavaliei minha existência, não me senti solitária, não estou sofrendo enquanto cerumano.

Infelizmente, minha irmã também acredita em família, de modos que aqueles parentes insuportáveis com os quais consegui cortar relações depois de adulta estarão todos convidados para esse incrível dia em que, em vez de fazer ode à felicidade da minha irmã e de seu futuro marido, essas lindas pessoas estarão preocupadas em me infernizar porque estou 

velha

feia

gorda

sem homem.

Entenderam? Tipo, um dia bem feliz da vida da minha irmã provavelmente será um dia bem horrível da minha.

Pra melhorar? Serei madrinha. Magina a delícia de saber que os comentários que não ouvirei (se tudo der certo) terão o seguinte conteúdo: coitada, né? Deve ser difícil ser a irmã feia, gorda e militante que ninguém nunca vai querer :(

Cêis tão alcançando?

A bad bateu ontem de forma definitiva quando ouvi meu pai no telefone com os padrinhos dela, que são pessoas ADORÁVEIS.

Uns 5 anos atrás, nem gorda eu era ainda, a casa onde eu moro ainda era a casa da minha vó. Ela estava fora por um tempo quando essas pessoas apareceram pra visitar. Minha casa era muito pequena e essa tinha lá todo o espaço desocupado, meus pais ofereceram pra que eles se hospedassem ali. Achei ótimo, porque eu sempre tinha uma desculpa pra não aparecer na casa da minha vó. Até um domingo em que eles amorosamente ofereceram um almoço pra gente, uma bacalhoada.

Achei incrível, especialmente porque a família é vegetariana desde 1993, então não tinha mesmo como saber que ninguém ali comeria bacalhau nem morto, né? Não é culpa deles. "Ah, mas separa a batata, então", eles disseram. Mas um deles olhou pra mim e completou: "menos a Vanessa, né? que gente gorda tem que ficar longe de batata".

:)


*****

"Nossa, que paranoia, fia, daonde cê acha que vão ficar comparando assim, que doença."

Minha família tem esse bonito hábito desde que minha irmã alva, loira e de olhos azuis nasceu. A gente foi crescendo e a coisa foi ficando cada vez mais ridícula, os comentários eram sempre "quem bom que você é inteligente, né, porque ela é mais bonita".

O que a sociedade ganha com esse tipo de comparação, jamais saberei. É mentira que ela é mais bonita? É ÓBVIO QUE NÃO. É igual ser a gêmea da Gisele, sabe? A gente tem espelho, a gente tem noção. Não precisa ficar vindo avisar, até porque nunca fui me inscrever em concurso de beleza, né, mores. Além dessa alegria, minha irmã (de vez em quando) acredita que só dá pra ser uma dessas coisas e que ela não é inteligente. Tá todo mundo de parabéns.

Mas minha família é superficial assim mesmo e, sendo eu a única gorda e não agraciada pela boa genética, tenho que escutar desde os primórdios que O IMPORTANTE É TER SAÚDE, ops, não, péra, que bom que cê é inteligente.

Massssssssssss, isso não é exatamente verdade.

Termina o ensino médio com condecorações, altar na escola, recomendações de amor da diretoria e tal: mas e os namoradinho? Nessa idade num tem namoradinho? Quem muito escolhe acaba não escolhida.

Passa pela faculdade com honras, elogios e o terceiro maior IRA: MAS E OS NAMORADO, MINHA FILHA???? VOCÊ JÁ TEM 22 ANOS, uma moça séria já teria arrumado um bom rapaz, sossegado na vida! Tá ficando velha pra ter filho, os home bão já estão comprometidos, sério, será se você é lésbica? AHHHH QUE DESGOSTO, MEU DEUS, EU PREFERIA QUE VOCÊ FOSSE BURRA.

Faz três especializações, sendo uma delas numa área predominantemente masculina, só tira 10, dá olé nozomi tudo, tem convites de mestrado chovendo pela janela: sério que cê tava numa sala só de homem e não arranjou nem um???? O que tem de errado com você? Deve ser esse seu gênio ruim, minha filha. Deve ser essa sua mania de exigência, ninguém é perfeito não, você muito menos, não dá pra ficar querendo escolher demais a essa altura da vida.

Entra num mestrado em engenharia depois de 10 anos sem estudar, sem ser engenheira, sem ter tempo de se preparar, tem um monte de nota excelente, tem um monte de professor interessado em projetos, tem proposta de doutorado se não perder a paciência com a academia antes: viu? Passou dos 30, largou mão da vaidade, virou essa bola, virou feminista, se recusa a entender que mulher nasceu pra cuidar da casa e homem não tem paciência pra mulher bruta, pedante e engraçadinha, vai ficar aí largada mesmo, né? E aí, quando for velha, quem vai cuidar de você? Seus irmãos não têm obrigação. Vai ficar numa casa com 40 gatos? Que perspectiva horrível, você não acha?

Não, não acho.

Ousseje: não adianta ser legal, responsável, razoavelmente bem sucedida, inteligente, divertida, educada e tudo mais. As pessoas vão enxergar uma mulher velha, gorda, sem homem.

Mal posso esperar.

Não tem como ganhar.

*****

Aí eu comecei a pensar em algumas soluções super possíveis

DIETA DE FOME

Eu pensei aqui em várias palavras horríveis pra denominar essa atividade, mas o resumo é esse mesmo: parar de comer por 360 dias. Num é diminuir pra 500 calorias, largar mão da proteína, seguir o conselho do meu amado tio e me afastar de batatas: é virar faquir. É viver de luz. 

Da última vez que eu fiz isso, emagreci 2kg em 12 meses, então acho que vou conseguir vestir 48 no ano que vem :D

¬¬

APRENDER A COSTURAR

No último casamento que eu fui, cada loja de vestido que eu entrava era uma nova alegria. As vendedoras se desesperavam e insinuavam que obviamente não tinha pano o suficiente pra cobrir meus 3 milhões de metros quadrados de área. O que eu fiz? Fui a uma costureira. A vantagem é que a quilometragem de pano seria por minha conta, a fia tinha duas tarefas: entender o modelo que eu queria e costurar tudo na medida do meu corpinho. AHHAHAHAHAHAHA. Gastei uma fortuna em ticido, expliquei direitinho como queria o vestido (tem o post aí pra trás, gente) e não é só que deu errado, ela fez menor e disse que era uma dica pra eu emagrecer :)

No caso, então, se eu aprender a costurar, pode ser que eu tenha um vestido do meu tamanho pra usar e minimizar a catástrofe.

ENTRAR PRA UMA SEITA

De preferência uma seja contra casamento e essas coisas, aí eu digo que não vou poder estar comparecendo, que pena.

ME TORNAR ASTRONAUTA

Porque eu não vou descer de marte assim com essa facilidade se alguma nave me esquecer por lá.

CONTRATAR UM SILVIÇO DE ACOMPANHANTE.



Vou ser bem sincera com vocês. A primeira vez que eu assisti The Wedding Date eu achei um filme muito simpático, comprei o DVD imediatamente e tudo mais. Mas nunca me ocorreu o desespero da protagonista, justamente porque eu achava que ninguém na minha família (dentre aqueles com quem eu realmente convivo) ainda se casaria um dia. ESPECIALMENTE um dos meus irmãos. Eu sei que tem gente que se sente diminuída ou mal sucedida na vida se não segue a manada e sai do curso cresce-casa-temfilho e tudo mais, mas nesse filme dá pra sentir o desespero da sociedade te julgando porque você "ficou pra trás". A pena que as pessoas sentem porque você não tem um freaking marido e, PIOR, alguém da sua família tem.

Aí eu fiquei pensando que tanto faz o que você é, como é sua aparência ou o que você tem. Se tiver um homem do seu lado, validando sua existência, tá tudo bem.

Mas já que não temos um homem, eu pensei: por que não um homem perfeitíssimo?

De modos que abri a campanha no feici, que não obteve sucesso algum. Estava à procura de um rapaz bonito, que fosse capaz de fingir olhar apaixonado por mim e livre na data do casamento. Mas isso não é suficiente. Tem que ser alto, bem sucedido, inteligente, ficar bem de terno, divertido e fazer parecer que eu conheço algum tipo de magia.

- nossa, fia que velha que cê tá, né?
- mas olha meu bofe.

- engordou, né?
- mas olha meu bofe.

- feminista? que vibe.
- sim, mas olha meu bofe.

- mestrado a essas altura da vida? tinha que estar cuidando de uma casa, do marido, dos filhos...
- MIRA AQUI MEU BOFE RAPIDAMENTE.

Compreende?

Qualquer coisa que porventura esteja errada comigo aos olhos da sociedade será automaticamente apagada por um boy magia de qualidade, que faça todo mundo pensar MAS MDDC É FOLINHA VERDE QUE FAZ ESSA FIA COM ESSA CARA DE PASTEL AMANHECIDO TER UM BOFE DESSE????

É só isso que eu peço. Vocês conhecendo esse rapaz, favor empurrar na minha direção.
Dinheiro eu realmente não tenho pra pagar, mas disk a comida da festa estará ótima e tem sempre a minha maravilhosa companhia, que vale mais do que dinheiro.

:)