segunda-feira, 15 de agosto de 2016

22 coisas



Este post é excepcional e é uma tradução daqui, pra mandar pros amigos que não leem inglês :)

Eu sofro de ansiedade e realmente queria que meus amigos soubessem como agir em caso de crise ou comportamento estranho. 

O assunto é tão sério que o post não tem piadinhas, pode mostrar pros amigos sem medo :)

*****

Se você é amigo de alguém que tem ansiedade, é possível que você tenha passado por algumas situações estressantes, confusas ou simplesmente irritantes no relacionamento.

MENSAGENS NÃO RESPONDIDAS E CONSTANTES RECUSAS PRA CONVITES SÃO OCORRÊNCIAS TÍPICAS NESSAS AMIZADES, MAS TEM ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER.

BOM, AQUI VÃO 22 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER, NA VERDADE:

1 -  O que quer que esteja causando a crise de ansiedade pode parecer irracional pra você, mas é bem real pra eles.

2 - A crise de ansiedade pode acontecer a qualquer momento e, quando acontece, eles só precisam de uma coisa: apoio.

3 - Eles não estão dispensando você. É difícil fazer planos, e falar no telefone é igualmente difícil algumas vezes. Não quer dizer que eles não queiram desesperadamente passar um tempo com você e conversar, eles apenas não conseguem.

4 - Seja paciente com eles; ansiedade nem sempre parece um ataque de pânico. Às vezes, acontece em forma de raiva, ou parece uma grande frustração ou irritação.

5 - Não leve para o lado pessoal se eles demonstrarem frustração ou raiva, não é com você.

6 - Mesmo quando as coisas estão ótimas, existe a ansiedade e o pavor de que alguma coisa horrível esteja pra acontecer. A felicidade é transitória, no melhor dos casos.

7 - Quando eles estão quietos, nem sempre é porque estão tristes, entediados ou cansados. Ao contrário, há tanta coisa acontecendo em suas mentes que é difícil acompanhar tudo que está acontecendo à sua volta.

8 - Ansiedade nem sempre é explicável. Às vezes, nem eles sabem porque estão se sentindo ansiosos.

9 - Eles sentem muito pelos convites recusados, comportamento irracional e coisas ruins que disseram quando estavam se sentindo sufocados ou assustados. Eles sentem muito que sua ansiedade também te cause mal.

10 - Mesmo que eles sempre pareçam estar isolados, não desista deles. Eles precisam saber que você se importa e quer vê-los. Continue os convidando - significa muito que você convide.

11 - Ansiedade faz com que eles examinem tudo, o tempo todo. Pode ser exaustivo.

12 - Eles não querem que você tente "consertar" seus problemas. Em vez disso, querem que você goste deles como eles são em todo seu esplendor. Afinal de contas, são nossas imperfeições que nos fazem interessantes.

13 - Ansiedade nem sempre é óbvia. Algumas vezes você nem vai perceber que eles estão passando por uma crise, a não ser que eles te contem.

14 - Se eles se sentem desconfortáveis fazendo alguma coisa, deixe pra lá. Forçar só piora a ansiedade. Sorria e siga em frente.

15 - Interação social é difícil para algumas pessoas com ansiedade. Não assuma que os cancelamentos constantes dos seus planos são de alguma forma relacionados com falta de amizade ou preguiça. Quando você realmente precisar deles, eles estarão lá.

16 - A última coisa que eles precisam ouvir é "supere" ou "você está sendo bobo".

17 - Continue convidando para sair e fazer coisas com você. Ansiedade muda de dia para dia e alguns dias são melhores que os outros. Algum dia a resposta deles vai surpreender você.

18 - Quando eles disserem que chegaram no limite e não conseguem ir em frente, é verdade. Respeite e dê espaço para que eles respirem.

19 - Quando eles dizem pra você que não conseguem fazer alguma coisa, eles sentem mais desapontados que todo mundo.

20 - Algumas vezes eles só precisam ficar sozinhos. Ansiedade não é uma coisa que passa "fazendo alguma coisa divertida", e não pode ser resolvida usando os mesmos métodos que você usaria com alguém  que foi demitido ou terminou um namoro recentemente. Eles não estão bravos ou chateados, eles só precisam se reequilibrar e se acalmar.

21 - Quando eles conversam com você, eles vão examinar cada palavra várias vezes - o contexto, a gramática, as insinuações. E eles podem continuar obcecados com essas conversas por anos.

22 - Eles não são sua ansiedade. São indivíduos únicos que só querem o que todos nós queremos... ser amados incondicionalmente.

 Por Raven Fon